quarta-feira, 11 de março de 2009

Correria

Meninas, saudades de vocês. Como estão?Espero que bem, eu estou melhor que na semana passada, feliz por ter passado o niver do Felipe com ele e ansiosa por que amanha começa a parte prática do treinamento que estou fazendo, ando meio entediada de passar tanto tempo com pessoas estranhas, longe da minha casa e em um quarto de hotel impessoal e frio. Por outro lado estou muito feliz por que realmente estou vendo (e fazendo) a minha vida acontecer esse ano e tenho certeza que ate o fim do ano ainda vou ter muitas alegrias.
Tenho trabalhado mais e esse esforço tem resultados, passei nas provas teóricas do treinamento e amanhã começo a praticar e depois faço mais dois cursos pra poder começar pra valer a trabalhar dia 30 de março.
Tenho tentado anotar tudo que como, até começo mas depois acabo nao dando conta disso, mas quero REAFIRMAR esse meu compromisso com vocês.
Bom ... já esta tarde e eu preciso dormir por que amanha vou pra longe e preciso acordar mais cedo que de costume, mas antes quero postar uma texto que li e achei super interessante.
1000000000000000000000000000000000000000 de bjs
___________________________________________________________________
Intestino preso ou solto? Não importa, fibras nele
O consumo delas faz parte de qualquer dieta saudável. Presentes nas frutas, verduras, legumes e nos cereais, as fibras fazem quase um milagre pela sua saúde. Mesmo assim, tem gente que ainda teima e passa longe delas. "Bobagem, as fibras não acrescentam calorias à dieta e oferecem muitos benefícios. É importante contar com esse nutriente na sua alimentação diária", afirma a nutricionista Karina Gallerani, a especialista tira todas as suas dúvidas sobre o assunto e esclarece polêmicas, como a ação das fibras como alternativa para regular os intestinos preso e solto.
- Todas as fibras são iguais? Não. Existe uma diferença, pois há dois tipos de fibras disponíveis na natureza e são conhecidas como fibras solúveis e fibras insolúveis em água.
As fibras solúveis têm como características: Aumento do tempo de exposição dos nutrientes no estômago, proporcionando uma melhora na digestão dos açúcares e das gorduras, principalmente. Esses elementos regularizam o trânsito intestinal de forma suave, maçã, morango, maracujá (polpa), verduras, aveia, cevada, leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico), farelo de trigo e farelo de aveia são boas fontes de fibras solúveis.
As fibras insolúveis têm como características:Aumento do bolo fecal;Aceleram o tempo de trânsito intestinal; Prevenção de constipação intestinal;Retenção de água (a fibra se liga a molécula de água, deixando as fezes macias) Grãos integrais, farelo de trigo, soja, centeio e verduras são boas fontes de fibras insolúveis.
- As fibras acrescentam calorias na dieta? As fibras não são digeridas pelo organismo e, portanto, não fornecem calorias.
- É verdade que quem come muitas fibras pode ficar com o intestino ainda mais preso? A ingestão regular de fibras alimentares restabelece a regularidade do fluxo intestinal, ou seja, melhora os sintomas do intestino preso. No entanto, é muito importante aliar o consumo de fibras com o de água, já que a fibra insolúvel retém água. Quem consome muitas fibras e esquece os líquidos corre o risco de ficar com o intestino ainda mais preso.
- Que tipo de fibras ajuda a controlar o colesterol? Embora as fibras solúveis e insolúveis protejam o organismo contra várias patologias como diabete, doença coronariana e isquêmica do coração, obesidade e os mais diversos distúrbios do aparelho digestivo, as pesquisas mais recentes têm enfocado os efeitos das fibras solúveis no controle do colesterol.
O farelo de aveia é o alimento mais rico em fibras solúveis e com maior capacidade de diminuir o mau colesterol sangüíneo. É proveniente de um processo mecânico da separação do grão de aveia e esta por sua vez, faz parte do grupo de cereais, como o arroz, trigo e milho.
- As frutas têm que tipo de fibra? E os cereais? Cereais e sementes integrais, tais como o arroz integral, a aveia, os legumes tais como o feijão, o grão, as ervilhas, as lentilhas, e de um modo geral as frutas são ótimas opções de fibras. A aveia integral, os legumes, a fibra de soja, e algumas polpas de frutas laranja (bagaço) maçã, maracujá, são ricos em fibras solúveis, enquanto que o trigo integral, e a maior parte das sementes e cereais são ricos em fibras insolúveis.
- Qual o consumo de fibras ideal, por dia? A recomendação de ingestão de fibra alimentar total para adultos é de 20 a 30g/dia.
- As fibras ajudam no tratamento de diabetes? Estudos epidemiológicos têm relacionado o baixo consumo de fibras alimentares com o aumento da incidência de diabetes. O controle do diabetes envolve diversos fatores dentre eles a dieta, as fibras alimentares em geral podem alterar o transito e a morfologia intestinal, reduzindo a absorção de glicose e, conseqüentemente, melhorar o quadro fisiopatológico do diabetes.
- As fibras também podem regular o intestino solto? De que forma? A diarréia ocorre quando o trânsito excessivamente rápido do conteúdo intestinal acaba impedindo a absorção de líquidos e nutrientes. A preferência é do uso de fibras tipo solúvel, que auxilia na formação da massa fecal.

Um comentário:

K. Willemann disse...

Oiiii eu já fiz um post sobre as fibras tbém, mostrando seus benefícios que vão além de cuidar do intestino... vale a pena.

Deve ser um pé no saco ficar em hotel com um povo que vc nem conhece... qdo é a passeio é outra história. Mas pense nos ganhos futuros... queria eu poder estar fazendo algo assim por mim. Quero mto trabalhar, mas nada aparece pra mim... e eu to cansando de procurar! rs...

Se cuida!
Beijinhos